Base de dados:
OHS-PrimRHS
Pesquisar:
EDUCACAO EM SAUDE/REC HUM []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:193 - (372)
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Autor:Macedo, Carlyle Guerra de
Título:Ofício do coordenador do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS), Carlyle Guerra de Macedo, ao representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Comissão de Coordenação do PPREPS, Vinicius Fonseca^ipt ..-
Fonte:Brasília; s.n; 14 out. 1976. 14 p. . (BRA-6000/00130/76).
Símbolo:BRA-6000/00130/76.
Resumo:Ofício do coordenador do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS), Carlyle Guerra de Macedo, ao representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Comissão de Coordenação do PPREPS, Vinicius Fonseca, encaminhando para apreciação o anteprojeto anexo, preparado pelo grupo técnico do PPREPS por solicitação do presidente da Fiocruz, a ser submetido à avaliação da mencionada comissão. Anexo: "Anteprojeto Capacitação de Professoras Primárias e Lideranças Comunitárias Para Apoio a Programas Prioritários do Ministério da Saúde. Brasília, 1976"^ipt.
Descritores:PROGRAMAS MEDICOS REGIONAIS
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA
ESQUISTOSSOMOSE/prev
PARTICIPACAO COMUNITARIA
EDUCACAO EM SAUDE/rec hum
BRASIL
 ORGANIZACAO PAN-AMERICANA DA SAUDE
Localização:Departamento de Arquivo e Documentação (Fundo Presidência, cx. 16, maço 3)

  2 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:44 - (223)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Desarrollo de recursos humanos para la salud^ies.
Fonte:In: Organización Panamericana de la Salud.Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas^ies. Washington, Organización Panamericana de la Salud, sept. 1969. p.295-306.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, Buenos Aires, 14-18 oct.1968.
Resumo:Resume os eventos e respectivos documentos em que se definiu a política de formação de recursos humanos nas Américas, desde a Carta de Punta del Este (1961), destacando a incorporação de estudos sobre recursos humanos no planejamento do setor saúde e deste no planejamento geral de desenvolvimento dos países. Enuncia os campos de investigação a serem cobertos nas pesquisas sobre recursos humanos em saúde; acusa a precariedade dos levantamentos existentes; e informa sobre o apoio da OPAS a estudos com princípios conceituais e metodológicos por ela recomendados. Afirma que o crescimento do número de escolas de medicina, enfermagem, auxiliares de enfermaria e dentistas na América Latina ainda é insatisfatório em relação ao número de habitantes, distribui-se desigualmente e apresenta problemas de formação e desempenho. Apresenta as ações da OPAS e de países da região voltadas para a solução de tais problemas e realizadas com base nas seguintes recomendações: estreita colaboração entre os ministérios da saúde e o setor universitário; incorporação da medicina social e preventiva ao ensino; criação de programas de pós-graduação e educação continuada; investimentos na formação de pessoal docente; criação das faculdades de ciências da saúde, unidades integradas de formação de pessoal de saúde de diversas profissões e níveis; implantação de novos modelos administrativos de atenção à saúde; aumento da formação de pessoal auxiliar e desenvolvimento de novos tipos de pessoal; incremento da utilização dos serviços de saúde pelo ensino e pesquisa. O anexo "Programa de libros de texto para estudiantes de medicina" informa sobre critérios de seleção e distribuição de obras a estudantes de medicina da América Latina(AU)^ipt.
Descritores:EDUCACAO EM SAUDE/rec hum
EDUCACAO DE POS-GRADUAÇÃO
EDUCACAO MEDICA CONTINUADA
PESQUISA/rec hum
INTEGRACAO DOCENTE-ASSISTENCIAL
PESSOAL TECNICO DE SAUDE/educ
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/OD/47602.pdf
Localização:OHS/ORH - F-01- 009

  3 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:43 - (222)
Autor:Organización Panamericana de la Salud.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Educación para la salud^ies.
Fonte:In: Organización Panamericana de la Salud.Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas^ies. Washington, Organización Panamericana de la Salud, sept. 1969. p.290-295.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, Buenos Aires, 14-18 oct. 1968.
Resumo:Discorre sobre os principais problemas de educação para a saúde na região. Informa sobre a política da OPAS para esse campo e as atividades a ele concernentes, desenvolvidas pela organização e por países das Américas Latina e Central. Propõe plano de ação baseado nos seguintes pontos: prosseguir colaborando com os governos para o desenvolvimento de uma filosofia e uma estrutura educacional para a saúde próprias a cada país; empreender análise sistemática sobre os componentes sociais e educativos do processo de planejamento em saúde; colaborar na análise da estrutura administrativa da saúde, realizada por ministérios ou secretarias de saúde; estimular ações governamentais em educação para a saúde no meio rural; colaborar na revisão e avaliação do plano de trabalho das unidades de educação para a saúde dos serviços nacionais de erradicação da malária; fomentar a educação das comunidades rurais, de modo que os serviços públicos de água potável sejam autofinanciáveis; incrementar a educação para a saúde visando uma maior aceitação, por parte da população, de programas de imunização contra a varíola; estimular o componente educativo nos programas de saúde materno-infantil; apoiar e colaborar para o treinamento em educação para a saúde de especialistas e demais profissionais, nas escolas de saúde pública; fomentar a introdução ou o reforço do ensino de educação para a saúde e disciplinas afins, nas escolas de formação de profissionais da saúde, assim como estimular a cooperação entre essas escolas e as unidades educativas dos órgãos governamentais de saúde; estimular a introdução ou o reforço do ensino da saúde na educação primária e secundária, integrando alunos e professores em programas comunitários de saúde; e fomentar a pesquisa em educação em saúde(AU)^ipt.
Descritores:EDUCACAO EM SAUDE/rec hum
Educação Profissional em Saúde Pública/rec hum
DIRETRIZES
AMERICAS
Meio Eletrônico:http://hist.library.paho.org/English/OD/47602.pdf
Localização:OHS/ORH - F-01- 008

  4 / 4
OHS-PrimRHS
selecionar
Id:36 - (215)
Autor:Organización Panamericana de la Salud; Oficina Sanitaria Panamericana.
Base de Dados:OHS-PrimRHS
Título:Cuarta sesion: tema 3.2.2 Recursos humanos^ies.
Fonte:In: Organización Panamericana de la Salud; Oficina Sanitaria Panamericana.III Reunión Especial de Ministros de Salud de las Americas^ies. Washington, Oficina Sanitaria Panamericana, sep. 1973. p.205-211.
Conferência:Apresentado em: Reunión Especial de Ministros de Salud de las Américas, 3, Santiago, sept. 1972.
Resumo:Ata resumida da reunião da Comissão II, relativa a recursos humanos em saúde, realizada com base nos Documentos de Referência REMSA 3/3, capítulo II, e REMSA 3/17. Manifestam-se os representantes da OPAS, da Oficina Sanitária Pan-americana (OSP) e dos governos de Peru, Haiti, Chile, Cuba, Colômbia, Nicarágua, Panamá, Venezuela, Equador, Uruguai e Honduras, com considerações sobre as metas de saúde propostas para o decênio 1971-80 nas Américas, os programas e planos em desenvolvimento e/ou execução nos países, bem como sugestões de alteração e inclusão de metas e itens dos documentos de referência relacionados, entre outros temas, a: planejamento de recursos humanos; capacitação de pesquisadores e planejadores, técnicos e administradores encarregados da execução dos programas; capacitação de pessoal de nível técnico e auxiliar; promoção da educação em saúde entre as populações como requisito para o sucesso dos programas preventivos; reorganização e criação de profissões da área; integração do setor saúde com o universitário; adequação das pesquisas em saúde e da formação de profissionais aos problemas de maior prevalência nos países; articulação necessária entre estudo e trabalho na formação integral dos profissionais de saúde; regionalização docente-assistencial, com vistas a uma melhor distribuição da oferta de serviços médico-hospitalares, e implantação de programas de educação continuada como fator de sucesso para esse processo; apoio da OSP aos centros de formação de pessoal e a intercâmbios e cooperação continental; necessária definição, por parte dos países, de uma política de saúde integrada a um plano de desenvolvimento econômico-social, para o planejamento racional dos recursos humanos; e a adequação desse planejamento à realidade econômica, à produtividade e eficiência do sistema educacional e ao mercado de trabalho de cada país(AU)^ipt.
Descritores:CONGRESSOS
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL/rec hum
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL/provis
EQUIDADE NO ACESSO
EDUCACAO EM SAUDE/rec hum
PLANOS E PROGRAMAS DE SAUDE
REGIONALIZACAO
APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
AMERICAS
Localização:OHS/ORH - F-01 - 014



página 1 de 1

Esta interface de busca dá acesso a uma base de dados reunindo as referências completas das fontes primárias utilizada no processo de pesquisa. Em vários casos é possível o acesso ao texto completo do documento. Em sua maior parte, além dos campos clássicos de descrição documental, as referências contém também Notas Críticas que agregam informações sobre o potencial informativo da fonte e o contexto histórico da sua produção.

Base de dados  OHS-PrimRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3